top of page

Simpósios Temáticos

O horário das Comunicações Orais de cada Simpósio Temático compreenderá o horário de 08h às 10h dos dias 22/11 e 23/11.

ST - 01 - Literatura e Gênero - 
22/11/18 -Local: Sala - Bloco Letras Noturno- sala 1/ 8h às 10h
23/11/18- Bloco de Letras Noturno-sala 9/8h às 10h. 
Coordenadoras: Carla Castro (Mestranda - PPGLetras-UFC) & Edilane Vitório Cardoso (Doutoranda - PPGLetras-UFC)

Com o advento dos Estudos Culturais emergem inúmeras reflexões sobre as práticas sociais e a soma de suas inter-relações. A partir de então, o conceito de cultura passa a compreender os significados e os valores que se originam e se disseminam em classes e grupos sociais distintos, bem como as práticas efetivas por meio das quais estes valores e significados se expressam e são legitimados. Desse modo, a literatura insurge como um terreno fértil para se discutir as diferentes manifestações, definições e (re)definições das múltiplas formas de se conceber as discussões em torno de gênero e suas representações. Nesse sentido, este simpósio temático propõe ser um espaço para abordar a multiplicidade de leituras e perspectivas que permeiam os estudos de gênero e, por isso, pretende viabilizar discussões que se manifestam no texto literário sobre identidade e poder, estética e política, com o objetivo de revisar a tradição literária e proporcionar estratégias de visibilidade para estas identidades até então subalternizadas. É importante ressaltar que, quando nos referimos às questões de gênero, não nos limitamos ao binarismo homem e mulher, mas englobamos também outras pautas que estão tangenciadas no debate, como as problemáticas LGBTQ+ e o feminismo negro. Em suma, esse simpósio acolherá trabalhos que tenham como cerne as relações de gêneros entre as personagens (podendo compreender personagens gays, lésbicas e transgêneros), a relação das mulheres com as estruturas patriarcais de poder, manifestações da sexualidade e do corpo, bem como questões ligadas à autoria, como a presença de escritoras no universo ficcional, com o intuito de resgatar vozes que foram esquecidas e ignoradas pelo cânone literário tradicional.

ST - 02 - Literatura e subjetividades: questões identitárias-
22/11/18-Local: Sala - Bloco Letras Noturno-sala 6/ 8h às 10h​
Coordenadoras: Emília Rafaelly Soares Silva (Professora do IFPI e Doutoranda - PPGLetras-UFC) &Janyele Gadelha de Lima (Mestranda - PPGLetras-UFC).

A literatura promove vários diálogos com os mais diversos campos de saberes, tais como sociologia, filosofia, psicologia, antropologia, história, dentre outros. A perspectiva dos estudos culturais revisita o cânone trazendo à tona vozes que foram silenciadas e que hoje emergem uma gama de novos trajetos e possibilidades. As identidades fragmentadas colocam em xeque as questões de gênero, de classe, de corpo, de sexualidade e de etnia que reverberam no texto literário como espaço artístico, em que essas discussões ganham forma. As subjetividades dos sujeitos descentrados são abaladas por novas demandas dialógicas que reivindicam desconstruções de categorias centralizadoras e absolutistas. Esse simpósio, por sua vez, busca evidenciar essas relações entre subjetividades e identidades numa perspectiva contemporânea e transdisciplinar, cujo principal ponto é investigar os processos de formação dos sujeitos.

ST - 03 - Literatura, Cinema e Tradução
22/11/18 Local: Sala 9 - Bloco Letras Noturno/ 8h às 10h
23/11/18 Local: Sala 10 - Bloco Letras Noturno/8h às 10h
Coordenadores: Giselle Andrade Pereira (Mestranda - PPGLetras-UFC); Lígia Ribeiro do Nascimento (Mestranda - PPGLetras-UFC) & Vandemberg Simão Saraiva (Doutorando - PPGLetras-UFC).

 

O presente ST receberá trabalhos que investigam a tradução de textos literários para as telas e que problematizam traços particulares em sua composição, tais como linguagem, estilo, espaço, tempo, temas, personagens etc. Nessa perspectiva, esperamos contribuições acerca de como essas adaptações dialogam com os textos de partida, da natureza do processo de transmutação, e das implicações nos sistemas receptores, através da descrição e da análise de procedimentos tradutórios. Além de adaptações cinematográficas, recebemos trabalhos que tenham como foco a investigação de adaptações literárias para a TV.

ST - 04 - Literatura, História e Memória
22/11/18- Local: Sala - Bloco Letras Noturno-sala 10-8h às 10h.
23/11/18- Local: Sala - Bloco Letras Noturno - sala 11/ 8h às 10h.
Coordenadores: Gilberto Gilvan Souza (Doutorando - PPGH-UFC); Johny Paiva Freitas (Mestrando, PPGLetras-UFC).

A História, a Memória e a Literatura plasmam representações do passado, são produtoras da estética do mundo social, ou, na acepção de Roger Chartier (2013, p. 30), o texto literário é uma “poderosa energía de los lenguajes, ritos y prácticas del mundo social”. Desse modo, compreendemos que as narrativas literárias, históricas e memorialísticas podem ser lidas com a vitalidade de sua energia social, como um entrecruzamento entre pretérito, presente e futuro, pois elas, em suas especificidades, dão forma e sentido ao mundo e aos corpos. Diante do exposto, o presente Simpósio Temático, a partir de uma perspectiva comparativo-crítica, na qual os estudos históricos e literários são tomados através de seus diálogos tensivos, pretende-se refletir acerca das peripécias do ser humano no tempo e no espaço, ambos compreendidos aqui como construções materiais, discursivas e simbólicas. O ponto central das discussões a serem abrigadas envolve as potencialidades da narrativa enquanto texto e/ou obra, atinando para os recursos éticos e estéticos na escrita da história, da literatura e da memória.

ST - 05 - Literatura, Cultura, Religião e imaginários: o mito e outros saberes
22/11/18- Local: Sala de Video-DLE- Bloco Letras Noturno / 8h às 10h
23/11/18-Local: Sala 18 -Bloco Letras Noturno/8h às 10h.
Coordenadores: Kleber Rocha (Mestrando - PPGLetras-UFC) & Wellington Rodrigues (Doutorando - PPGLetras-UFC).

 

A literatura é um campo fértil para discursões múltiplas e o olhar do autor/escritor em torno do mundo que o cerca o faz refletir e ressignificar o conjunto de conhecimentos/informações que integram a vida e o modo de como vivemos, pensamos, sentimos e percebemos as coisas do mundo, bem como o material cultural, religioso, imagético e mítico milenar que, ao longo do tempo, revive e se transforma, de modo natural, na mente e na sociedade humana, ocasionando dessa maneira, na revigoração da literatura e das obras literárias. Assim, tal como a literatura, em suas feições escritas ou orais, a religião, a cultura, o imaginário, o mito e os demais saberes humanos são elementos primordiais da maioria das sociedades. Como tais, estas representações sempre marcaram e marcam, estiveram e estão presentes nos textos literários. Escritores brasileiros como Machado de Assis, e portugueses como Eça de Queirós ou mesmo Fernando Pessoa fizeram abordagens literárias destacando a relação entre o religioso, o imaginário popular, a cultura e o mito, bem como outros saberes significantes para a sociedade. Consequentemente, a proposta deste simpósio é reunir trabalhos que explorem representações literárias que possam focar a cultura, a religiosidade, o imaginário, o mítico, assim como as potencialidades literárias que estes elementos exerceram e exercem nas letras.

ST - 06 - Política e poder de Eros
22/11/18- Local: Sala PPGLetras - sala 2 (Helena de Tróia)- 8h às 10h
Coordenadores: Marcus Vinícius Maciel Matos (Mestrando - PPGLetras-UFC); Luciana Braga (Mestranda - PPGLetras-UFC); Lúcio Flávio Gondim da Silva (Mestrando - PPGLetras-UFC) & Tayla Maria Leôncio Ferreira (Mestranda - PPGLetras-UFC)

 

Eros é luta, posicionamento político e palavra. Assim como o sagrado, a atividade erótica é a sexualidade revestida de cultura. A religião e o sexo encontram-se irmanados como poéticas de corpos desejantes e desejados. Entretanto, o avanço do conservadorismo com suas atitudes fundamentalistas e fascistas tenta interditar e cercear essas poéticas. De um modo geral, a literatura é espaço para subversão das normas e para o questionamento das instituições. Por retratar de forma mais aberta as intimidades humanas, a literatura erótica foi alvo de proibições no decorrer do desenvolvimento das sociedades modernas e chega à contemporaneidade com uma potência ainda mais iconoclasta. Com a palavra literária, teórica e crítica dizemos “não” ao retrocesso e “sim” à vida movimentada pela pulsão. Diante de ameaças assustadoras à democracia, é preciso fortalecer o debate sobre o erotismo na defesa da existência plena do humano, com todas as suas complexidades. Interessa-nos pensar como as pesquisas literárias estão abraçando o debate sobre a dimensão erótica de mulheres e de homens. Há gozo ou apenas tabu na sociedade apresentada nas obras ficcionais ou na lírica erótica? Como se soerguer contra o crescimento do ódio à diferença, a aniquilação do Outro e o narcisismo fascista, elementos contrários a Eros? A palavra transgressora tem quais poderes diante do Mal?

ST - 07 - Políticas do Ensino: literatura e ensino
22/11/18 - Local: Sala PPGLetras- sala 3 (sala Diadorim)- 8h às 10h.
Coordenadoras: Juliana Braga Guedes (Doutoranda - PPGLetras-UFC) &Thalyta Nascimento Nunes (Mestranda - PPGLetras-UFC).

O tema do simpósio abrange pesquisas de ampla abordagem, necessariamente interdisciplinar, sobre como levar a Literatura para a sala de aula, desde vivências práticas, até o silêncio das licenciaturas, as quais oportunizem reflexões críticas sobre diferentes concepções e vertentes, tais como: teoria literária e políticas de ensino, a formação dos professores de Letras, o cânone sistema literário, o letramento literário, o desenvolvimento do público leitor, além da recepção do texto literário. A discussão sobre tais assuntos leva em consideração que há fortes divergências em relação à limitada posição do discurso oficial emitido pela LDB, e seus derivados curriculares, tanto no ensino básico, como no superior.

ST - 08 - Literatura Infantil: questões sociais, políticas e históricas.
22/11/18- Local: Sala PPGLetras - Sala de Defesa (Sala Capitu) - 8h às 10h.
23/11/18 - Local: Sala PPGLetras -Bloco de Letras Noturno-sala 16/8h às 10h.
Coordenadoras: Vanessa Passos (Doutoranda - PPGLetras-UFC) & Clarissa Paiva de Freitas (Mestranda - PPGLetrasUFC)

 

Paulatinamente, os livros dedicados ao público infantil começaram a deixar de lado o caráter utilitário, moralista e passaram a conquistar um status artístico. Como resultado desse processo histórico, é possível observar uma intensa demanda a ser discutida sobre o peso social e cultural na literatura infantil e o olhar destinado aos leitores infantis. Portanto, este simpósio abre espaço para reflexões sobre: o peso social e histórico no fazer literário clássico e contemporâneo; as discussões sobre releituras, reescrituras e adaptações de clássicos infantis para a contemporaneidade; a poesia para crianças; a abordagem de temas tabus do cotidiano, como: o medo, a morte, o luto, o bullying, entre outros; a condição discursiva e o silenciamento infantil; a literatura como veículo de chamamento social em prol da vulnerabilidade infantil; a valorização da imaginação e do caráter investigativo; o engajamento e reconhecimento do leitor infantil.

ST - 09 - Literatura cearense: análise, crítica e história
22/11/18- Local: Auditório MAUC/ 8h às 10h.
23/11/18- Bloco de Letras Noturno/sala 17/8h às 10h.
Coordenadoras: Amanda Moura (Doutoranda - PPGLetras-UFC) & Crislay Micaely Crisóstomo Maia (Mestranda - PPGLetras-UFC)

 

Quem são os lembrados e os esquecidos das letras do Ceará? Existiram escritoras cearenses antes de Rachel de Queiroz? O que está sendo escrito em nosso estado? Que questões valorativas perpassam as ontologias de literatura cearense? Tomando como norte questões dessa natureza, desejamos investigar as produções literárias e críticas feitas no Ceará ou por autores cearenses, desde os mais canônicos até os frequentemente ignorados, e acolher trabalhos que contemplem essas inquietações.

bottom of page